Diferenciais pedagógicos

O Colégio Magno/Mágico de Oz não se filia a linhas pedagógicas rígidas ou tendências de momento e constrói sua própria filosofia educativa a partir do permanente estudo e da pesquisa, bem como do acompanhamento das práticas bem-sucedidas no Brasil e no mundo.

O Magno/Mágico de Oz acredita que:

1. Todos os alunos são capazes, possuem competências e talentos próprios e aprendem por diferentes caminhos.

2. Cada aluno é um ser humano singular. O Magno construiu uma proposta educativa em que a atenção individualizada é real e se expressa em um profundo conhecimento de cada aluno.

3. Não há educação sem autonomia e sem valores. Por isso, a emancipação do pensamento crítico, autônomo, ético e responsável são princípios cotidianos do Magno.

4. A Escola não deve preparar os alunos apenas com os olhos no passado ou no presente, mas para um futuro imprevisível, marcado pelo conhecimento, pela tecnologia e pela transição de valores. Por isso, o domínio dos recursos tecnológicos contemporâneos torna-se estrategicamente importante.

5. O conhecimento deve alimentar e ser alimentado pela ação criativa. O fazer é uma dimensão educativa central. Por isso, desafiamos os alunos a explorar o mundo com curiosidade e a entender a ligação entre o que estudam e o que vivem em saídas, laboratórios, experiências e projetos sociais.

6. Para crescer, aprender, conhecer a si mesmo e o mundo, as crianças e adolescentes devem conhecer e explorar com desenvoltura múltiplas linguagens. Isso compreende o uso rico e contemporâneo da tecnologia, a proficiência no Inglês e no Espanhol, a produção artística, entre múltiplas formas de expressão humana.

7. A formação acadêmica é fundamental, mas não resume o desafio da Escola. Educar implica em um olhar abrangente sobre o ser humano em todas as dimensões – suas emoções, seus sonhos, seu corpo e sua mente.

8. Uma boa escola só é possível com bons educadores. Por isso, a formação continuada e permanente envolve todos os profissionais do Colégio.

9. A infraestrutura física é, sim, uma dimensão importante, que potencializa a ação educativa. Equipamentos modernos, pedagogicamente planejados, materiais de qualidade e espaços pedagógicos ricos permitem alcançar novos horizontes na prática pedagógica.

10. Uma escola não deve se fechar e se proteger do mundo, mas se abrir para o contato, para a troca, para compreender as mudanças da realidade e se posicionar. Só assim é possível compreender as novas gerações e abrir espaço para que construam seus caminhos. Por isso, o Magno se posiciona como uma Escola efetivamente internacional.